Chuteiras Adidas: história da marca e presença no futebol
Quando se fala em materiais esportivos, não tem como não pensar no grande nome Adidas. Pioneira, confeccionando seus primeiros calçados ainda na década de 1920, a empresa alemã é considerada hoje uma das maiores do mundo e tem rivalidade eterna com a Nike.
O nome Adidas resulta a fusão entre o apelido e o nome dos irmãos fundadores da marca. Adolf Dassler (apelido Adi) e Rudolf Dassler (sobrenome Dassler) fundaram a empresa e começaram fabricando sapatilhas de corrida. Mas a parceria entre eles durou até 1948, quando Rudolf desmanchou sociedade com seu irmão para fundar uma nova marca esportiva: a Puma.
O início de tudo
Estamos falando sobre os esportes na década de 1920. Não existia nenhuma fábrica especializada em materiais esportivos até então. Por isso, Adolf Dassler começou a produzir seus próprios calçados na cozinha da casa de sua mãe, em Herzogenaurach, Alemanha, após ter voltado da Primeira Guerra Mundial. Rudolf Dassler se juntou ao irmão apenas em 1924.Os irmãos Dassler prosperaram rapidamente com sua “Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler”. Em 1936, em pleno Jogos Olímpicos de Verão de 1936, Adi foi passou pela vila olímpica para convencer o velocista afro-americano Jesse Owens a usar um de seus sapatos.
Não deu outra, o atleta ganhou quatro medalhas de ouro e confirmou o sucesso dos sapatos. A fama mundial dos calçados veio ainda naquele ano. Treinadores e atletas, agora, faziam questão de testar os produtos dos irmãos.
O fim dos irmãos Dassler
Oficialmente, depois de várias disputas pessoais, os irmãos se separam oficialmente em 1947. O primeiro a se posicionar foi Rudolf, criando a Ruda, que depois se passaria a se chamar Puma.Em 18 de agosto de 1949, Adolf registrou o nome adidas AG (em caixa baixa mesmo). Alguns amantes da marca dizem que Adidas são as iniciais para All Day I Dream About Sports (Todos os dias eu sonho com esportes), mas a verdade é que o nome veio da junção do apelido Adi com o sobrenome Dassler. Simples assim.
Mas com a morte de seu fundador em 1978, a empresa acabou sendo assumida por seu filho, Horst Dassler.
A venda da Adidas para um Francês
Após a morte de Horst Dassler, em 1987, a empresa foi comprada em 1989 por Bernard Tapie. Na época, ele era um empresário francês considerado especialista em resgatar empresas da falência.Em 1992, Tapie não pode mais pagar os juros de seu empréstimo. Dessa forma, ele pediu para o banco Crédit Lyonnais para vender a Adidas. O banco, por sua vez, comprou para si mesmo infringindo a lei.
Um ano mais tarde, em 1993, Robert Louis-Dreyfus se tornou o novo presidente da empresa e presidente do Olympique de Marseille. Ele comandou muito bem a marca sendo reconhecido mundialmente por sua administração até 2001.
A empresa hoje
Dentre muitas parcerias ao longo dos últimos 15 anos, a Adidas ainda comprou a empresa britânica Reebok, em 2005. Com a compra, a empresa passou a disputar mercados em condições muito próximas da rival Nike.Em 2006, a Adidas ainda anunciou contrato por 11 anos como fornecedora de vestuário da NBA. O contrato substituía o acordo anterior de 10 anos com a Reebok, de 2001.
Falando sobre futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA, fornecendo material assim para grandes clubes mundiais. Times como o Benfica (Portugal), Milan (Itália), Real Madrid (Espanha), Chelsea e Liverpool (ambos da Inglaterra). Aqui no Brasil a marca patrocina o Fluminense, Flamengo e Palmeiras.
Alguns modelos de chuteiras da marca são usadas por grandes nomes do futebol mundial como Xavi, Nani, Narsi, Van Persie, Messi e Kaká. Recentemente, a marca reuniu a história das chuteiras Adidas em um museu na Alemanha. Confira o vídeo!
A história das chuteiras Adidas

E aí, gostou da história e do legado dos irmãos Dassler? Então compartilha!
Read more: http://blogfutebolclube.com.br/chuteiras-adidas-historia-marca/#ixzz2P2IbTfQu
Nenhum comentário:
Postar um comentário